Santa Maria sem Fome: Gaia Associação acolhe pessoas em vulnerabilidade social

Eduarda Paz

Santa Maria sem Fome: Gaia Associação acolhe pessoas em vulnerabilidade social

Eduardo Ramos

Foto: Eduardo Ramos. A gestora da Associação Mileni Scalco e a assistente social Ângela Gomes com as anotações da Assembleia.

A Gaia Associação de Acolhimento e Ressocialização para pessoas em vulnerabilidade social foi fundada em 2018. Atualmente, conta com as unidades Casa de Acolhimento Maria Madalena, localizada em Santa Maria e em Itaara. A Associação tem o propósito de acolher pessoas em vulnerabilidade social que sofrem violências e não tem os direitos garantidos, como dependentes químicos, pessoas em situação de rua e da comunidade LGBT+, além de mulheres que sofrem violência.

A instituição será uma das beneficiadas pela campanha Santa Maria sem Fome, iniciativa do Grupo Diário junto à prefeitura de Santa Maria. A ação consiste em arrecadar doações para o Banco de Alimentos, que distribui para as entidades cadastradas. 

Segundo a bióloga, especialista em saúde mental e gestora da Gaia Associação, Mileni Scalco, 41 anos, a Campanha ajuda os acolhidos das unidades:– É muito importante as doações. Na casa terapêutica Maria Madalena em Itaara, são pessoas que, geralmente, perderam os vínculos familiares, por causa da dependência. A Associação Gaia precisa desse auxílio da Campanha.

Acolhimento

Foto: Eduardo Ramos. Horta mantida pelos acolhidos

O projeto Gaia, na unidade de Santa Maria, serve quatro refeições diárias, tem atendimento psicossocial, recebem o kit de higiene, além de enfermeiros que contribuem na Associação. Conforme Mileni Scalco, em média são acolhidas 100 pessoas no mês. Atualmente, estão com a ação Gaia Marmitas Solidárias, onde entregam refeições no terceiro domingo do mês na Praça Saldanha Marinho e todas as terças-feiras, às 18h30min, na Rua Doutor Alberto Pasqualini, para pessoas em vulnerabilidade social. 

Leia também:

Centro Social Marista Santa Marta é uma das instituições que vai receber as doações da Campanha Santa Maria Sem FomeMúsica, dança e teatro fazem parte da rotina do Orquestrando ArteAssociação Comunitária Caras do Bem acolhe crianças por meio de projeto socialONG Mãos Unidas Pelo Cipriano atua há cinco anos na comunidade

A assistente social da Instituição Ângela Gomes, 57 anos, conta que quando a pessoa é acolhida pela equipe já procuram ter uma escuta qualificada para poder dar os devido encaminhamentos possíveis:– No atendimento social, o indivíduo fala um pouco pelo o que passou, a realidade na qual vivia. A partir disso, realizamos o Plano Individual de Acolhimento, para encaminharmos ao local ideal. 

Na Casa Maria Madalena, unidade um, o tempo de acolhimento é em torno de 90 dias para quem precisa. Neste período, são realizadas reuniões entre os acolhidos e os colaboradores da Associação, para relatarem o que precisa ser melhorado e quais as necessidades deles. A gestora Mileni, comenta que esse espaço é de grande ajuda, para que possam conversar e serem escutados, em relação ao que precisam.

Durante o atendimento, a assistente social relata que, muitas vezes, é preciso fazer o encaminhamento de novos documentos, como certidão e identidade, além de conduzir para a rede pública de saúde.– Fazemos também o resgate do vínculo familiar, porque quando o acolhido sair da casa provisória, ele precisa de toda uma rede de proteção – explica Ângela. 

A Associação Gaia, também contribui com marmitas para o Pronto Atendimento do Bairro Patronato, quando solicitado. E, para ajudar nessa demanda, na sede, tem uma horta com diversas verduras e temperos que são mantidas pelos acolhidos.

Como doar

PIX

Você também pode fazer doações em dinheiro para o Banco de Alimentos. O valor deve ser enviado, via PIX, através da chave: 30.466.339/0001-49 (CNPJ).A Associação também recebe doações via PIX, através da chave: 32.883.938/0002-74

GRUPO DIÁRIO

Loja do Diário _ Elegância Center Shop, Rua Dr. Bozano, nº 1.167Sede do Diário _ Faixa Nova de Camobi, nº 4.975

PREFEITURA DE SANTA MARIA

Rua Venâncio Aires, nº 2.27, Bairro Centro

LOJAS ENY

Eny _ Royal Plaza Shopping: Avenida Nossa Senhora das Dores, nº 305Eny Infanto, Rua Dr. Bozano, nº 1129, Bairro Centro

UNICRED PONTO CAPITAL

Rua José Bonifácio, nº 2.355. Bairro Nossa Senhora de Fátima. Policlínica Wilson Aita

ABELLA ADVOCACIA

Rua dos Andradas, nº 1449, Bairro Centro

MERCADO VIDEIRA

Br 392, km 451 esquina com a Rua Rondônia, Bairro Lorenzi

MERCADO OK

Rua Duque de Caxias, nº 1905, Bairro Centro

MERCADO DIÁRIO

240, RST-287, nº 1.389, Bairro Camobi

MERCADO E PADARIA TODA HORA

Rua Isidoro Grassi, nº 675-761, Bairro Nossa Senhora da Medianeira

CRISTAL SUPERMERCADO

Avenida Borges de Medeiros, nº 245, Nossa Senhora de Fátima

MINI MERCADO QUIOSQUE

Rua Silvino Jacob Zimmermann, nº 501, Bairro Camobi

SUPERMERCADO ROYAL

Avenida João Machado Soares, nº 132, Bairro Camobi

MERCADO SCALCON

Rua Euclídes da Cunha, nº 250, Bairro Itararé

MERCADO MIX

Diácono João Luiz Pozzobon s/nº

MERCADO MARECHAL

Rua Marechal Deodoro, nº 61, Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

MERCADO NOGUEIRA

Rua Venâncio Antônio Dias, nº 1445, Bairro Campestre do Menino Deus

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pedro Bandeira é um dos destaques da Festa Literária de Santa Maria (Flism), que volta a ocorrer em formato presencial Anterior

Pedro Bandeira é um dos destaques da Festa Literária de Santa Maria (Flism), que volta a ocorrer em formato presencial

Brasileiros vão às urnas na Europa e no mundo para escolher o presidente do Brasil  Próximo

Brasileiros vão às urnas na Europa e no mundo para escolher o presidente do Brasil 

Geral